sábado, 17 de julho de 2010

A visão do universo interior

" Sempre que se encontrar num estado de espírito desagradável, num estado de espírito desagradável, numa situação ameaçadora, na confusão e na escuridão, você pode ter a certeza de que,a despeito das circunstâncias exteriores, o problema surge da negação e do medo de suas próprias atitudes destrutivas e de sua ignorância de como lidar com elas. " (Eva Pierrakos em seu livro The pathwork of self-transformation.)
Com a consciência de reavaliar e entender nossas questões mais prementes podemos criar verdadeiramente uma mudança efetiva.
Como podemos viver algo diferente se ainda estamos com os olhos voltados aos eventos impactantes e na imagem distorcida sobre o que é real ou ilusório!
Podemos utilizar e mobilizar energia para dissolver algo concreto se acreditarmos que merecemos uma outra oportunidade de olhar profundamente para nós mesmos e vislumbrar a condição de sermos eternos. Espíritos em contínua evolução.
A vida é um fluxo contínuo e o movimento nos coloca em posição de aceitar o que foi e de reconhecer o momento presente numa possibilidade de transformar nossas dificuldades em força e poder criativo.
Na integração dos "erros" como aprendizado sabemos que tudo faz parte e se compreendidos e assimilados pelo nosso espírito nos trará ainda mais luz e discernimento para a conquista de viver o amor de uma forma plena e feliz.

sábado, 3 de julho de 2010

Transformando a vida através da Dança Terapêutica

Projeto transformando a vida através da Dança Terapêutica


Pessoas vivem atualmente estressadas e insatisfeitas com os resultados obtidos em suas vidas.
Na maioria, com limitações corporais e sem perspectivas animadoras do futuro, os obstáculos parecem irrealisticamente a aumentar devido a rotina massante do dia a dia.
Sentados em seus computadores, ou ainda, exercendo atividades que demandam estar na mesma posição física por longo tempo, infelizmente somos estimulados a desenvolver um corpo com disfunções patológicas, problemas posturais e excesso de peso.
Paralelamente, a mente responde com um sistema nervoso alterado e ansioso por estímulos visuais contínuos e cansado devido a grande quantidade de informações que necessitam ser assimiladas constantemente nestes tempos atuais.
Através do meu trabalho com a Dança descobri o quanto se pode ativar sensações e despertar o poder e a liberdade de expressão da alma que habita o corpo.
Vivendo a experiência com o corpo e estimulando a consciência da conexão dele com a mente, promovo uma transformação que se reflete diretamente numa atitude mental positiva e na saúde integral.
O movimento do corpo reflete as emoções internas desenvolvendo movimentos numa rotina coreográfica leve ou pesada,fraca ou forte, lenta ou rápida, despertando a percepção do quanto carregamos nossas experiências e eventos impactantes.
A criatividade do movimento transcende e passamos a olhar para a produção individual e grupal como um valoroso instrumento de validar a capacidade de reorganizar a vida e mudar a perspectiva numa solução que o próprio corpo incorpora como única experiência na Dança Brasileira Terapêutica.
O primeiro ponto a ser vislumbrado é que apesar de ter uma referencia que podemos chamar de orientador a frente, o propósito é despertar a motivação do aluno a ser ele mesmo e da capacidade individual de cada um de fazer parte e contribuir com o seu potencial para a melhora da performance e no desenvolvimento de uma percepção boa sobre a descoberta de erros, falhas ou limitações ocorridos na hora da rotina da Dança terapêutica brasileira.
Com a consciência de que somos seres humanos em evolução, o segundo ponto é passar confiança no processo de transformação das crenças limitantes refletidas na performance com divertimento e alegria.
Através da intencionalidade do movimento e na manifestação do tema que o grupo traz consciente ou inconscientemente tenho oportunidade de criar um leque de possibilidades de cura que se reflete na forma de dançar e na expressão individual de cada aluno em sua atuação.
O terceiro ponto é apreciar as diferenças e estimular o movimento grupal com o objetivo de reacessar a força e a necessidade de pertencimento, aceitando-nos exatamente como somos.
O corpo deseja movimento e exercícios de respiração e educação corporal são extremamente importantes para a reestruturação de novos padrões de pensamento e o refazimento neuronal no que tange a transformação da atitude no aspecto físico.
É uma experiência fascinante quando na aula posso presenciar a transformação da performance coreográfica com o envolvimento de cada um em apreciar e celebrar a vida trazendo no corpo a alegria, o prazer e o reflexo no grupo e no feedback da experiência vivida por eles em suas próprias vidas.
Como esse trabalho tem um cunho fundamentalmente pratico, convido Você a viver comigo uma experiência de Dança Terapêutica Brasileira.


Zulmara Teodoro Camargo